reinvenção radical

Da Reputação E Dos 9 C’s Com Que Nos Devemos Preocupar

Dos jornais:

Obama: Guterres “tem uma reputação extraordinária”.

Paulo Macedo: “O homem que nunca falha uma missão.”

O que leva alguém a criar uma reputação profissional como as que estão bem reflectidas nas citações acima, retiradas das manchetes dos jornais do dia?

A Consistência

Não basta ser bom, em determinado contexto. É preciso ser consistentemente bom, em diferentes enquadramentos. É preciso estabelecer “benchmarks”, não medir-se por eles.

A Clarividência

É preciso saber escolher os desafios certos. Nem sempre se acerta, mas é preciso acertar quase sempre. Saber ler os contextos, saber ver para além da espuma dos dias, perceber as entrelinhas.

A Consciência

Ter um profundo sentido de auto-consciência é fundamental, para que se possa ter clarividência na escolha e na rejeição de cenários possíveis.

A Confiança

Uma inabalável confiança nos valores “estruturantes do eu”, directamente associada a uma anormal dose de resiliência.

A Coragem

É necessário aceitar desafios de alto nível, de elevada dificuldade, de grande exposição e de permanente escrutínio. E é preciso a coragem de saber dizer não, por vezes.

A Capacidade

O mais injusto dos factores, no sentido em que há aspectos genéticos, biológicos, de enquadramento psico-socio-cultural que não são iguais para todos. Mas há diferentes tipos de capacidades puras e ainda mais variedades de capacidade aplicada.

A Constância

Dar o exemplo, sempre. Ir mais além, sempre. Ter inteligência emocional, sempre. Ser-se o que é esperado – um farol, uma locomotiva, um mapa -, sempre.

O Carisma

Por carisma, entenda-se a qualidade de mover vontades, de agregar recursos, de congregar espíritos em torno de um propósito, de uma missão, de uma visão, de um objectivo,

A Credibilidade

Que resulta da decisiva combinação de todos os factores anteriores.
(E o que é isto tem a ver com a sua Carreira, para além desta palavra também começar por C? Tudo.)