Conversas & Carreiras 

Sílvia Nunes

Director na Michael Page

Pode falar-nos sobre o seu percurso profissional?
Em 2001, integrei a equipa da PWC, na qual desempenhei funções de auditora sénior e, quatro anos depois, em 2005, comecei a trabalhar como consultora, na divisão de Finance da Michael Page International, passando a manager, em 2007. Em 2011, fui nomeada executive manager da Page Personnel, marca especializada no recrutamento de posições intermédias e de funções técnicas de suporte. Depois de ter desempenhado funções de senior executive manager, no ano passado, em 2017, fui nomeada diretora, gerindo equipas de recrutamento para as áreas de Tecnologias da Informação, Retalho, Commercial & Marketing, Trabalho Temporário e Interim Management e Secretariado.

Como definiria a sua missão, enquanto recrutadora profissional?
O  papel de um consultor de recrutamento, no PageGroup, combina o desenvolvimento de negócio com o apoio comercial ao cliente, gerando receita e estabelecendo relações de confiança com o cliente, candidatos e colegas.
A minha missão passa, sem dúvida, por conseguir ajudar a mudar a vida das pessoas que o querem fazer! Na Michael Page, prestamos um serviço onde apoiamos os nossos clientes a contratarem os recursos certos, evitando decisões erradas ou tempo perdido em processos de recrutamento morosos e totalmente ao lado do pretendido e, sobretudo, apoiamos os nossos candidatos a mudarem as suas vidas, de forma a irem ao encontro das suas expetativas pessoais e profissionais – muito importante, este equilíbrio!
As principais responsabilidades de um consultor de recrutamento incluem:
Identificar e desenvolver relações cliente/negócio, num ambiente competitivo
Aconselhar e apresentar as soluções mais apropriadas para atrair candidatos
Apoiar e responder às necessidades de cada cliente ou projeto particular
Pesquisar candidatos adequados e esclarecê-los sobre as oportunidades oferecidas pelos clientes
Gerir o processo de recrutamento, desde a fase de entrevista à integração do candidato na empresa cliente
Fornecer aconselhamento sobre o CV, entrevista e carreira profissional
Networking, para construir informação de negócio que possa ser convertida em oportunidades profissionais

Como vê, genericamente, o panorama das empresas de recrutamento (Recrutamento & Selecção, Executive Search / Headhunting, etc.), no nosso país?
Ao longo dos anos, temos verificado um acréscimo no prestadores de serviços nesta área de negócio, sendo que o objetivo da Michael Page é conseguir destacar-se no mercado e prestar um serviço de elevada qualidade, ao seu cliente e ao seu candidato.

Que conselho daria a um jovem profissional de recrutamento?
Sabemos que há qualidades particulares que tornam as pessoas bem-sucedidas na nossa organização e no nosso setor.
Muitas dessas competências são facilmente transferíveis da sua atual ou anteriores experiências profissionais – e não necessariamente na área do recrutamento. Já teve de fazer uma negociação com alguém? Já sentiu necessidade de adaptar a sua abordagem à sua audiência? Teve de se esforçar para atingir os melhores resultados?
A capacidade de ser persistente e persuasivo, desenvolver relações e trabalhar em equipa, atingir objetivos e competir pelos melhores resultados é o que nos distingue como consultor de recrutamento de sucesso! E o recrutamento pode revelar-se uma tarefa difícil, exigindo a qualidade e capacidade de saber ultrapassar a adversidade.

Quais os principais conselhos de gestão de carreira que gostaria de transmitir a quem nos lê?
Deveremos sempre tentar fazer o nosso melhor em cada tarefa que desempenhamos. O orgulho na nossa performance, bem como sentir que faz a diferença em cada dia do seu trabalho, devem de ser uma constante.
Num mercado mais ativo, deveremos analisar em detalhe possíveis oportunidades, não apenas do ponto de vista de conteúdo funcional, mas também no nosso eventual enquadramento em diferentes culturas organizacionais.