Conversas & Carreiras 

Sandrine Veríssimo

 Regional Director HAYS

Conte-nos resumidamente o seu percurso profissional.
Tenho cerca de 16 anos de experiência profissional, na área da Consultoria de Recursos Humanos. Iniciei a minha atividade numa empresa de “executive search”, onde estive cerca de dois anos e meio e, em 2003, integrei a Hays, como Consultora. Considero que tive um percurso evolutivo e acabei por assumir a função de Directora Regional do Escritório de Lisboa da Hays, em 2014.

Da sua experiência pessoal, quais as indústrias, as áreas funcionais e as profissões que se têm vindo a destacar, em termos de dinamismo (leia-se geração de processos efectivos de recrutamento)?
De acordo com o Guia do Mercado Laboral, um guia de tendências de emprego e salários lançado todos os anos pela Hays, os perfis com mais procura este ano são os comerciais, engenheiros e profissionais na área das Tecnologias de Informação (mais informação sobre o Guia).

Actualmente, na sua opinião, quais são os principais desafios da indústria de recrutamento especializado?
Trabalho na área do recrutamento há cerca de 16 anos e os desafios desta indústria têm vindo a mudar drasticamente. Se há uns anos, no período da crise económica, o principal desafio era conseguir angariar processos de recrutamento, hoje o paradigma alterou-se. Existe um desequilíbrio entre oferta e a procura de competências, sendo que o mercado de hoje é claramente liderado pelo candidato.

Que conselho daria a um jovem profissional?
Enquanto consultora de recrutamento, sinto que os jovens profissionais estão mais preparados do ponto de vista técnico, mas chegam ao mercado de trabalho com perspetivas de um crescimento demasiado rápido e com bastante ambição de chegar ao próximo patamar. Existem estádios que necessitam de ser consolidados, antes de avançar para um próximo patamar de carreira. Por isso, o melhor conselho que posso dar é que sejam mais resilientes e não desistam à primeira dificuldade, pois, por vezes, é mais benéfico ganhar consistência numa determinada função, para poderem abraçar o próximo desafio com mais maturidade e experiência.

Como definiria a sua missão, enquanto recrutadora profissional?
Todos os dias temos desafios, enquanto recrutadores. Sinto que faço verdadeiramente a diferença na vida das pessoas e das organizações. Nada é mais agradável do que colocar uma pessoa que estava disponível no mercado de trabalho e vê-la crescer, na empresa onde foi colocada. Sentir que mudei a vida daquela pessoa para melhor é uma sensação de muita satisfação.