Conversas & Carreiras 

Felipa Xara-Brasil

Partner SIGNIUM

Pode partilhar connosco o seu trajecto profissional?
Partner na Signium– empresa americana com sede em Chicago, presente em 40 países e com cerca de 50 escritórios a nível mundial – com mais de 27 anos de experiência, 17 dos quais na área de Executive Search / Capital Humano, com mais de 21.000 horas dedicadas à avaliação e análise de perfis de executivos, tendo actuado em diferentes sectores, nomeadamente Industrial, Financial Institutions, Professional Services, Consumere Telecom. Fui uma das fundadoras da Heidrick & Struggles, em Portugal, tendo acumulado nas minhas funções a responsabilidade do desenvolvimento de mercado Angolano e do start-up do respectivo escritório, assim como por alguns projectos no mercado Moçambique, com a responsabilidade pelo escritório de Lisboa, gerindo projectos tanto de Executive Search comode Leadership Consulting (ex: Assessments).
Durante 10 anos, acumulei também vasta experiência na área financeira, tendo sido CFO num grupo empresarial de TMT e Serviços e também sido Directora Financeira do Oceanário de Lisboa e do Pavilhão Multiusos. Anteriormente, desempenhei funções de Controller, na Danone International Brands, e de Senior Associate, na KPMG.
Sou licenciada em Gestão, pela Universidade Católica Portuguesa, e tenho o Advanced Management Program da Kellogg | CLSBE.
À minha carreira profissional, junto ainda 12 anos de colaboração com entidades de solidariedade social e 10 anos em organizações educativas e desportivas, sendo também atleta federada e titulada há mais de 40 anos (hipismo e volley-ball) e dirigente associativa (Associação Portuguesa de Cavaleiros de Obstáculos, Sporting Clube de Portugal, etc.).

Se pudesse enunciar o maior desafio que a indústria de recrutamento enfrenta, na actualidade, qual seria?
Garantidamente, a velocidade e a incerteza do futuro, a Inteligência Artificial, a “ERA 4.0” – que, combinadas, transformaram o que era certo no incerto, o que era simples tornou-se complexo, o que era previsível é agora totalmente imprevisível. Se a todas estas variáveis adicionarmos a ambiguidade, deparamo-nos, para o olhar externo de quem não é do sector, com um cenário aparentemente de uma indústria sustentada em areias movediças, o que na prática não se verifica, porque a indústria está sustentada em alicerces de solidez.
Se perguntar a qualquer CEO qual é o perfil que procura para um administrador executivo com um determinado pelouro, dificilmente a resposta será tão objectiva como o era há 3 a 5 anos atrás.
Se perguntar a um Administrador de Recursos Humanos que modelo tem delineado para o seu Plano de Retenção, ou de Motivação, ou de Carreira, para os seus colaboradores, dificilmente a resposta será a mesma que há 3 a 5 anos atrás. Aliás, se assim for, a eficácia/eficiência desse modelo será muito limitada seguramente.
A incerteza e a velocidade do futuro, a AI, o Digital Transformation, etc., ditaram novas regras, novos alicerces de “expertise” – e são esses os alicerces que sustentam a actual indústria do recrutamento.

De forma resumida, quais as razões, os contextos, que aconselham uma empresa a recorrer a serviços de recrutamento profissional?
Expertise dos Partners de Executive Search é único, assim como o dos Partners de Leadership Advisory. Sendo ambos complementares, são treinados e formados para encontrar o/a candidato/a ideal, a equipa ideal, a empresa ideal. Se não são “o ideal”, traçam o caminho e percorrem o caminho, com quem interagem, para atingirem a maximização das suas competências e a optimização da sua eficiência, ao serviço do cliente.
Para que tal “proeza” seja atingida e valorizada, considerando-se um sucesso, estão como que em formação contínua, muito aprofundada no que respeita ao trabalho das diversas competências relevantes, quer dos indivíduos quer das equipas com que interagem, sempre a trabalhar com as melhores empresas do mercado internacional, nas melhores práticas existentes, nos diversos sectores de actividade.

Que conselho daria a um profissional de recrutamento especializado?
Ser “expert” em alguma área, estar sempre actualizado, tanto em conhecimento interno como externo, ter um conhecimento profundo sobre o cliente, sair da zona de conforto, “desafiar” o cliente (mas sempre com o mesmo objectivo que o cliente) e ter “network”!

Quais são, em seu entender, as características-chave que fazem de um(a) recrutador(a) um(a) recrutador(a)a de excelência e de referência?
O “Expertise”, confiança, qualidade do “delivery”, transparência, pensar “out-of-the-box”, “network”, estar sempre disponível para clientes e “stakeholders”, resiliência e inconformidade.