12 Conselhos Para Repensar A Sua Carreira

1.Não subestime a estratégia de longo prazo. Não sobrestime a necessidade de agir de imediato (qual é a vantagem em disparar rápido, sem ter uma direcção perfeitamente definida?)

2.Use um quadro em branco para delinear cenários, tomar notas, realçar dúvidas – a visualização de tudo isto ajudá-lo-á a melhor avaliar opções e a minimizar algumas emoções negativas.

3.Comece com humildade, reconhecendo que o processo é difícil e provavelmente demorará tempo, podendo obrigá-lo a olhar para dentro de si para revisitar algumas decisões do passado – as emoções estarão bem presentes e terá que saber geri-las.

4.Tente limitar ideias preconcebidas – você tem mais poder do que pensa, mais graus de liberdade – mas também mais responsabilidade, porque pode muito mais do que crê.

5.Encontre um mentor, um tutor, alguém experiente – o melhor que conseguir encontrar. Não acredite apenas nos livros ou nos conselhos de amigos. Apesar dos livros e dos amigos poderem mudar para melhor as nossas vidas, o contributo de um profissional pode, na maior parte dos casos, fazer a diferença. Confie na pessoa que escolheu.

6.Tal como em qualquer programa sério, vai ter que, mais do que menos, assumir o lugar do condutor – nestas matérias, não acredite em processos de “outsourcing”. É uma experiência conjunta, entre si e o especialista por si escolhido, mas baseada em papéis distintos, claros e activos, para cada um dos diferentes intervenientes.

7.Aceite que a vida é feita de grandes ciclos, que por sua vez são feitos de outros mais pequenos e assim sucessivamente. Às vezes sentir-se-á desiludido, esgotado, sem energia, à beira de desistir. Nunca se esqueça que poderá estar a responder a uma crise de um ciclo de curta duração como se tratasse de um de longa duração – questionando tudo – e esses dois ciclos são na sua essência, diferentes (significam coisas diferentes, no âmbito global da sua vida), mesmo que nem sempre seja fácil distinguir entre o que é estrutural e circunstancial.

8.Se vive num país do Sul, terá que aceitar a verdade. Sim, a meritocracia existe; sim, processos formais e estruturados são uma realidade, mas representam menos de metade dos empregos / processos de recrutamento/ lugares disponíveis. Vai ter que aprender (e aceitar) as regras do jogo antes de poder realmente entrar em acção.

9.Tal como no mundo da finança e investimento, lembre-se que a história ajuda a prever, mas não é uma garantia de um determinado resultado. Encare isto pela positiva: na realidade, funciona quando está no topo, mas também quando se encontra numa fase menos boa – não há causas perdidas, há missões mais fáceis e outras mais difíceis (ou mais desafiantes).

10.Mantenha-se calmo, de bom humor, aproveite a vida. Há uma espécie de correlação secreta entre quem se sente bem, apesar de estar a passar por um momento difícil e, o modo como é visto pelos recrutadores.

11.Lembre-se que encontrar emprego é quase um emprego a tempo inteiro, no Portugal de hoje.

12.Tem uma “mão de cartas” (a sua história, sucessos, fracassos, personalidade, aptidões, rede de contactos, etc.) – tem que aprender a tirar o máximo partido destes elementos; e lembrar-se de que, com o tempo, pode adquirir novas cartas, através do seu forte empenho, das aprendizagens, do treino, de “networking”, etc.

A vida nem sempre é fácil. Porém, é algo de maravilhoso, certo? Olhe da mesma forma para o seu trabalho, a sua carreira, a sua vida profissional. Vai ver que vale a pena fazer este esforço de “reprogramação” pessoal.