O Que É, De Facto, A Gestão De Carreira?

A gestão de carreira é um processo estruturado que combina um conjunto de “insights”, internos e externos, com a definição de uma estratégia e de um plano accionável e que conduz à maximização do “valor actual líquido” da sua carreira.

Por valor actual líquido entenda-se o valor acumulado actualizado (para o momento presente) de possíveis futuras evoluções de carreira, medidas a partir de valores estimados e ponderados de realização profissional, de concretização de objectivos de longo prazo, de reconhecimento, de remuneração financeira, de impacto no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Consequentemente, exige, entre outras, a capacidade de:

  1. articular uma perspectiva sistémica e pertinente acerca da sua personalidade, objectivos na vida e impacto da variável trabalho / profissão / carreira;
  2. combinar objectivos a longo prazo com etapas de curto e médio prazo, de modo a aumentar a probabilidade de concretizar a estratégia pensada para a sua carreira;
  3. elaborar “insights” accionáveis acerca dos factores contextuais vs. factores intrínsecos que têm repercussões na sua vida profissional, tentando perceber aqueles que são ou não, passiveis de serem alterados;
  4. optimizar a combinação de vários elementos que incluem realização profissional, a concretização de objectivos particularmente importantes e simbólico, a estabilidade económica, o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, a própria subjectiva e altamente complexa definição pessoal de “felicidade”.

Pode ser sintetizado da seguinte maneira: uma abordagem planeada, envolvendo ciência e arte, que consiste em desvendar o seu potencial, tornando-se, com o tempo, no “melhor profissional” que poderia ser.

A gestão de carreira será, então, em linguagem mais simples: uma maneira estruturada e metodologicamente robusta de aumentar as probabilidades de ganhar a corrida para o seu próximo emprego (e/ou para a sua próxima promoção), no ambiente de trabalho certo – aquele que, por sua vez, acelerará a sua curva de progressão e o seu valor de mercado, criando uma espécie de “círculo virtuoso”.