
Conversas & Carreiras
Joana Santos
People & Culture Manager da Hays Portugal
Pode falar-nos sobre o seu percurso profissional?
Iniciei o meu percurso em 2006, numa empresa de Executive Search, no entanto em 2007, surgiu a oportunidade de integrar a Hays, a maior multinacional do mundo de recrutamento especializado e nem hesitei, pela possibilidade de trabalhar numa empresa ambiciosa, multinacional e que me daria hipótese de desenvolver uma carreira na área de recrutamento especializado.
Fui desenvolvendo o meu percurso durante os primeiros anos, enquanto Consultora em setores como Life Sciences, Banca e Seguros, mais tarde fui também responsável por gerir e desenvolver várias equipas de Consultores.
Há cerca de três anos abracei o desafio de ficar responsável pela Departamento de People&Culture da Hays, área responsável por pela estratégia de recursos humanos da Hays Portugal.
Quais são, no seu entender, as características-chave que fazem de um (a)recrutador(a) um(a) recrutador(a) de excelência e de referência?
O conhecimento aprofundado de mercado, das empresas e das funções é uma das principais características. É fundamental saber falar a linguagem dos candidatos e das empresas, mas para além disso, um recrutador de excelência tem de saber ouvir e prestar um verdadeiro processo consultivo ajudando clientes e candidatos a encontrarem a melhor solução para ambos.
De forma resumida, quais as razões, os contextos, que aconselham uma empresa a recorrer a serviços de recrutamento profissional?
É muito relativo e depende do que a empresa procura, mas sem dúvida um serviço de recrutamento profissional serve para apoiar Profissionais e Organizações a darem um passo em frente tanto na carreira, como no desenvolvimento e estratégia do mundo empresarial. No nosso caso, a Hays, presta um serviço de Advisory, pois temos sempre em conta o perfil dos profissionais e das empresas com que trabalhamos diariamente.
Como vê, genericamente, o panorama das empresas de recrutamento (Recrutamento & Selecção, Executive Search / Headhunting, etc.), no nosso país?
Actualmente, face à escassez de talento as Organizações continuam a ter uma forte necessidade de ter apoio no desenvolvimento dos seus processos de recrutamento e selecção.
Quais são os principais conselhos de gestão de carreira que gostaria de transmitir a quem nos lê?
Um profissional de sucesso, é alguém que todos os dias se tenta superar e ter uma meta profissional bem definida, por outro lado, aconselho a nunca deixar de aprender. Não deixem de fazer formação, de estudar, só assim é possível conseguir investir no desenvolvimento profissional e por fim, não tenham medo de sair da zona de conforto.