Nuno de Almeida e Silva

Perfil Upper Side

Raphaël Baptista

Communication & Community Officer

 

Breve apresentação. Quem é o Raphaël?

O meu nome é Raphaël Baptista, tenho 26 anos, nasci na Suíça, mas cresci e iniciei a minha corrida escolar em Albufeira. Em 2012, fui até Coimbra para me licenciar em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ainda com a paixão das histórias, mas com vontade de alargar horizontes, ingressei, em 2015, no mestrado de Comunicação Estratégica, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Foi aí que aprendi o poderoso valor da reputação e da comunicação enquanto chaves mestras para o desenvolvimento de uma empresa, de uma organização, de um partido ou de uma pessoa.

Atualmente, sou Communication & Community Officer na Upper Side, o que me torna responsável pela gestão do LinkedIn, organização de eventos e pelo estreitamento das relações entre todos os stakeholders. Concilio estas funções com o Doutoramento em Ciências da Comunicação, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

 

Como é que veio parar à Upper Side? O que é que lhe chamou a atenção?

O modelo de negócio da Upper Side era-me completamente desconhecido. Ao início, confesso, foi a descrição do cargo enquanto gestor das redes de comunicação da Upper Side que me chamou a atenção, deixando até de lado o core do que torna a Upper Side A Upper Side. Foi entre conversas com o fundador, o João Azevedo e Silva, que me inteirei do propósito, da missão e dos objetivos que descrevem a empresa. A partir daí, fiquei ciente do importante passo que seria colaborador com uma empresa que, já conseguia adivinhar, me ia ajudar tanto.

 

Como descreveria a Upper Side a alguém que não a conhece?

Nada é óbvio e na Upper Side é difícil começar com “basicamente”. A Upper Side é a primeira paragem para os que anseiam grandes, mas tranquilas – tanto quanto possível – viagens no mundo profissional. É com quem podemos contar para nos ajudar a dar o próximo passo, para nos ajudar a voltar a entrar na corrida, para nos ajudar a vencer a corrida e para nos ajudar a perceber se esta corrida é, efetivamente, a corrida que queremos ganhar. Porque mesmo nada é óbvio e, obviamente, todos precisamos de alguma ajuda, em algum momento. Por isso, e basicamente, a Upper Side é alguém que ser quer do nosso lado para as grandes decisões.

 

Quais são para si os valores da Upper Side?

A Upper Side distingue-se pela conquista da excelência, adquirido sempre através de valores como a cooperação, ou o trabalho em equipa, a frontalidade e o rigor. Além disso, a equipa demarca-se pelo seu humanismo, descartando quaisquer tipos de preconceitos e ideias pré-concebidas.

 

Em que medida é que a Upper Side o tem ajudado? Quais são os principais ensinamentos?

Além de me apresentar a todo um novo modelo de negócio, a Upper Side foi essencial no desenvolvimento de hard skills e soft skills que irão, para sempre, afigurar-se como competências distintivas. Não só tive a oportunidade de trabalhar com a equipa, como participei em eventos com conferencistas que me enriqueceram com o seu saber e experiências. Sinto-me um sortudo pela visão holística que desenvolvi ao longo de quase dois anos nesta casa que me ensinou tanto.

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formSubmit