Nuno de Almeida e Silva

Perfil Upper Side

Raphaël Baptista

Communication & Community Officer

 

Breve apresentação. Quem é o Raphaël?

O meu nome é Raphaël Baptista, tenho 26 anos, nasci na Suíça, mas cresci e iniciei a minha corrida escolar em Albufeira. Em 2012, fui até Coimbra para me licenciar em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ainda com a paixão das histórias, mas com vontade de alargar horizontes, ingressei, em 2015, no mestrado de Comunicação Estratégica, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Foi aí que aprendi o poderoso valor da reputação e da comunicação enquanto chaves mestras para o desenvolvimento de uma empresa, de uma organização, de um partido ou de uma pessoa.

Atualmente, sou Communication & Community Officer na Upper Side, o que me torna responsável pela gestão do LinkedIn, organização de eventos e pelo estreitamento das relações entre todos os stakeholders. Concilio estas funções com o Doutoramento em Ciências da Comunicação, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

 

Como é que veio parar à Upper Side? O que é que lhe chamou a atenção?

O modelo de negócio da Upper Side era-me completamente desconhecido. Ao início, confesso, foi a descrição do cargo enquanto gestor das redes de comunicação da Upper Side que me chamou a atenção, deixando até de lado o core do que torna a Upper Side A Upper Side. Foi entre conversas com o fundador, o João Azevedo e Silva, que me inteirei do propósito, da missão e dos objetivos que descrevem a empresa. A partir daí, fiquei ciente do importante passo que seria colaborador com uma empresa que, já conseguia adivinhar, me ia ajudar tanto.

 

Como descreveria a Upper Side a alguém que não a conhece?

Nada é óbvio e na Upper Side é difícil começar com “basicamente”. A Upper Side é a primeira paragem para os que anseiam grandes, mas tranquilas – tanto quanto possível – viagens no mundo profissional. É com quem podemos contar para nos ajudar a dar o próximo passo, para nos ajudar a voltar a entrar na corrida, para nos ajudar a vencer a corrida e para nos ajudar a perceber se esta corrida é, efetivamente, a corrida que queremos ganhar. Porque mesmo nada é óbvio e, obviamente, todos precisamos de alguma ajuda, em algum momento. Por isso, e basicamente, a Upper Side é alguém que ser quer do nosso lado para as grandes decisões.

 

Quais são para si os valores da Upper Side?

A Upper Side distingue-se pela conquista da excelência, adquirido sempre através de valores como a cooperação, ou o trabalho em equipa, a frontalidade e o rigor. Além disso, a equipa demarca-se pelo seu humanismo, descartando quaisquer tipos de preconceitos e ideias pré-concebidas.

 

Em que medida é que a Upper Side o tem ajudado? Quais são os principais ensinamentos?

Além de me apresentar a todo um novo modelo de negócio, a Upper Side foi essencial no desenvolvimento de hard skills e soft skills que irão, para sempre, afigurar-se como competências distintivas. Não só tive a oportunidade de trabalhar com a equipa, como participei em eventos com conferencistas que me enriqueceram com o seu saber e experiências. Sinto-me um sortudo pela visão holística que desenvolvi ao longo de quase dois anos nesta casa que me ensinou tanto.