Helena Faria

Perfil Upper Side

Nuno de Almeida e Silva

Career Advisor (Legal)

 

Breve apresentação. Quem é o Nuno?

Nuno de Almeida e Silva, 44 anos, casado, com uma filha, licenciado em direito, advogado há cerca de 20 anos, e Career Advisor, com formações avançadas em linguagem corporal e micro-expressões faciais. Conhecedor do mundo jurídico e das suas nuances, e também apaixonado pela psicologia, pelas motivações e pelos comportamentos humanos, e de como os podemos potenciar na nossa vida e em nosso favor, uniu esses conhecimentos para ajudar advogados/juristas no desenvolvimento da sua carreira jurídica, nas suas múltiplas formas e modelos através dos quais a mesma pode ser desenvolvida.

 

O que é que, inicialmente, lhe chamou a atenção em relação à Upper Side?

Diria que foi algo que nos aproximou mutuamente no Linkedin. O meu job title chamou à atenção do Founder da Upper Side, que entrou em contacto comigo pelo Linkedin para perceber melhor o que é que eu fazia na área de gestão de carreira de advogados, e desse contacto nasceram conversas, que foram sendo desenvolvidas ao longo de alguns meses, para conhecimento mútuo e alinhamento entre ambos. E o resultado dessas conversas foi uma parceria entre mim e a Upper Side, para a criação da vertical de legal dentro da mesma.

 

Como descreveria a Upper Side a alguém que não a conhece?

A Upper Side é uma empresa de gestão e aconselhamento de carreira para quem se quer preparar e posicionar para novas oportunidades profissionais, através de métodos próprios, gerados na US, e que têm provado ser eficazes.

No desenvolvimento desta atividade, a US, como espelho do seu Fundador, é uma empresa altamente profissional, séria e dedicada, que se preocupa diariamente com os detalhes de tudo o que faz, porque é nos detalhes que se consegue fazer a diferença, quando falamos de carreira e de posicionamento para novas oportunidades.

A Upper Side, numa visão 360, aborda todos os quadrantes relevantes para que se possa aceder a oportunidades profissionais, trabalhando esses quadrantes com os clientes, para que estes estejam preparados para as “regras do jogo” do recrutamento.

Em 2020 ampliou a sua oferta, com a parceria que estabeleceu comigo, passando a oferecer serviços destinados especificamente a advogados e juristas, na nova vertical do Legal, numa oferta de serviços sem paralelo no mercado português.

 

Como definiria a sua missão?

A minha missão na US é, por um lado, acompanhar advogados/juristas a navegar no mundo do recrutamento para que se posicionem para novas oportunidades.

Nenhum licenciado em Direito é formado ou preparado para o mercado jurídico. A faculdade não prepara os alunos nessa vertente. Contudo mal saem da faculdade os licenciados/mestres têm que fazer escolhas, perceber que caminhos podem ser os melhores para a sua carreira, e de que modo essas escolhas iniciais podem impactar toda a sua vida.

Por outro lado, este desafio não se esgota nesse momento. A carreira de um advogado não se faz mais a vida toda dentro do mesmo escritório ou empresa. O crescimento profissional, a necessidade de novos desafios, o desalinhamento com a estratégia definia, ou às vezes, mesmo as questões do relacionamento pessoal pesam na necessidade interna de querer mudar. E nesse momento a dúvida para muitos é: o que faço, como faço, por onde começo.

Ora, este processo de mudança tem regras, tem método, e tem passos essenciais a dar, e são esses passos que com o meu apoio, são dados com segurança, para que cada advogado possa estar no seu melhor fit para as oportunidades que todos os dias aparecem no mercado jurídico, mesmo com a pandemia.

Por outro lado, a minha missão é ajudar escritórios de advogados, de pequena e média dimensão. Sinto no mercado (fora das grandes sociedades, com gestão altamente profissional) que muitos escritórios de advogados ainda trabalham segundo princípios e métodos gerados no século passado, ainda que pincelados pela informática, pela cloud, pelo internet, e todos os recursos de modernidade que hoje em dia são essenciais.

Contudo, este toque de modernidade não chega se os princípios que regem esta gestão forem desadequados. E mais uma vez, estas matérias não foram ensinadas nos bancos da faculdade. Por esse motivo temos um programa dedicado a estes escritórios, de assessement da sua situação atual, e análise de como potenciar o seu crescimento, que será um diferencial. E acredito que a pandemia veio demonstrar a muitos que rever o modelo em que assenta a atividade é algo de essencial. Para quem assim pense, estamos aqui para os ajudar.

 

Lembra-se de um particular sucesso que ainda hoje sinta como seu cartão de visita?

O sucesso é um conceito profundamente relativo, e que varia de pessoa para pessoa. Tem muito a ver com o que queremos para a vida e isso tem muito a ver com o nosso perfil de personalidade.

Parece uma fuga à questão, mas não é.

Aquilo que é sucesso para uma pessoa altamente competitiva, não é para uma pessoa altamente conciliadora, aquilo que é sucesso para uma pessoa altamente perfeccionista, não é para uma pessoa que encara a vida de uma forma mais relaxada (mas nem por isso menos profissional), e aquilo que é sucesso para uma pessoa altamente dominadora e de ação com impacto direto no outro, não o é para uma pessoa com um perfil de personalidade mais reservado, fechado, mais voltado para o conhecimento e menos para a ação.

Por isso, o que quer que eu diga, vai ter impactos diferentes em quem lê, independente do que diga.

Evidentemente tenho sucessos com diversos clientes cuja identidade não posso revelar, seja como advogado, seja como career advisor, mas não é a sua divulgação que me move.

O que me move é o impacto direto e positivo que tenho na vida de cada uma dessas pessoas, e a satisfação de sentir a sua gratidão com o meu contributo.

Essa é a minha medida de sucesso.