Helena Faria

Perfil Upper Side

Bárbara Varela

Career Advisor

 

Breve apresentação. Quem é a Bárbara?

Bárbara Varela, 36 anos, Career Advisor na Upper Side há cerca de 1 ano. Percurso profissional de cerca de 12 anos, como profissional de Recursos Humanos e Consultora na vertente de Atração de Talento em diferentes setores de atividade.

 

O que é que, inicialmente, lhe chamou à atenção em relação à Upper Side? 

Acima de tudo a missão a que se propõe dar resposta. Como profissional ligada à área da atração de talento e com um percurso sobretudo ligado à vertente de consultoria e de atração de talento, trabalhei sempre em prol de ajudar as empresas a encontrar o melhor talento para as suas estruturas e quando conheci a missão da Upper Side, fez-me todo o sentido transpor o know how desenvolvido ao longo destes vários anos na vertente de recrutamento e de executive search, mas agora em prol de ajudar as pessoas no seu processo de transição profissional.

 

Como descreveria a Upper Side a alguém que não a conhece?

Descreveria a Upper Side como um parceiro com o qual se pode contar para encontrar um caminho e para criar ferramentas práticas e concretas durante o crítico processo de mudança profissional, que serão úteis a quem a procura, não apenas no momento concreto da transição, como também no futuro. A Upper Side é na minha perspetiva uma “ferramenta” de capacitação de profissionais em fase de transição de carreira, para que este processo se torne mais estratégico, mais estruturado, mais alinhado com a realidade do mercado e mais consciente.

 

Como definiria a sua missão?

A minha missão é ajudar os profissionais que procuram a Upper Side, proporcionando-lhes o guidance que precisam num momento quase sempre crítico da sua evolução e crescimento profissional.

 

Lembra-se de um particular sucesso que ainda hoje sinta como seu cartão de visita?

A palavra sucesso é difícil de definir, uma vez que está imbuída da subjetividade de cada um. Para mim, e no contexto da Upper Side, o sucesso acontece sempre que um cliente demonstra que se sentiu ajudado de alguma forma, seja a encontrar o caminho mais ajustado para a sua carreira, seja porque passou a ver alternativas que não considerava antes de trabalharmos em conjunto, seja porque uma oportunidade surgiu e o cliente concretizou o seu objetivo.